UMinho debate inovação e flexibilidade na educação

O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, em Braga, recebe esta sexta-feira e sábado o “II Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização”, com dirigentes, docentes e investigadores a debaterem sobre prioridades definidas pelo Governo para a educação.

A sessão de abertura é esta sexta-feira, às 14h30, no auditório do IE, seguindo-se as conferências de Rui Trindade (Universidade do Porto) e Fernanda Macedo (Centro de Formação Francisco de Holanda). José Augusto Pacheco (UMinho) apresenta pelas 17h15 um projeto sobre inovação e flexibilização curricular. Às 18h15 são lançados dois livros: “Inovar para mudar a escola”, da autoria de José Augusto Pacheco e “Currículo, inovação e flexibilização”, organizado em coautoria com José Carlos Morgado e Isabel Carvalho Viana (ambos da UMinho). O primeiro livro traça perspetivas de mudança para a discussão em cada escola, face aos complexos desafios num futuro incerto. O segundo traz oito contributos para transformar o paradigma educativo, reduzir o abandono escolar e melhorar o sucesso dos alunos.

Na manhã de sábado estão previstas comunicações livres e, às 11h15, a intervenção “Caminhos da inovação e flexibilização curricular”, por Maria João Horta (Direção-Geral de Educação). Após o almoço realiza-se a mesa redonda “Currículo e igualdade de oportunidades: desafios contemporâneos”, com José Carlos Morgado (UMinho) e Ariana Cosme (Universidade do Porto). A sessão de encerramento é às 17h30, com a palestra “Regulação em autonomia e flexibilidade”, por Jorge Morais (Ministério da Educação).

A iniciativa visa analisar as políticas de educação, formação e avaliação nas práticas curriculares de diferentes níveis de ensino, tendo em conta os diferentes desafios contemporâneos. A organização do evento cabe ao Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do IE, com o apoio do Centro de Investigação em Educação, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Educação, da Associação Portuguesa de Estudos Curriculares e da Porto Editora.

Comentários

comentários

You may also like...