“Póvoa de Natal 2019” promete animação para todos.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e entidades parceiras apresentaram na manhã desta terça-feira a programação da iniciativa “Póvoa de Natal 2019”, que, segundo o Presidente da Autarquia, Avelino Silva, vai repetir o êxito das edições anteriores.

São inúmeras as propostas, que decorrem de 7 de dezembro a 5 de janeiro, e que têm como objetivo assinalar a época festiva que atravessamos, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido por diversas entidades do concelho, trazendo visitantes até à Póvoa de Lanhoso e, com isso, dinamizar o comércio local.

“A Póvoa de Lanhoso não fica à margem desta época importante. O programa Póvoa de Natal traz mais dinâmica e colorido com eventos distribuídos pelo concelho. E, mais importante do que ser a autarquia a organizar, é o envolvimento da comunidade. Por isso, dou os parabéns e agradeço à paróquia de Garfe, à Junta de Monsul e à Diverlanhoso, que todos os anos colaboram com a Câmara Municipal. Desejo que todas estas iniciativas sejam um sucesso e tenham continuidade, até para trazerem visitantes até à Póvoa de Lanhoso”, salientou, no final da apresentação, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

“A Póvoa de Lanhoso vive um momento importante de crescimento económico. O desemprego é dos mais baixos do distrito e o comércio tem beneficiado com isso. Estes eventos de Natal são mais um contributo para a dinâmica comercial e para a promoção turística do concelho. É este o caminho que vai garantir maior solidez ao comércio e à qualidade de vida dos Povoenses”, destacou ainda o autarca. “Resta-me convidar toda a gente a visitar e a desfrutar do Natal na Póvoa de Lanhoso”, concluiu.

Esta apresentação contou com a presença dos Vereadores André Rodrigues e João Barroso, e ainda de representantes das iniciativas que completam a iniciativa “Póvoa de Lanhoso, a Estrela do Natal”: o pároco de Garfe, padre Luís Fernandes, para apresentar a 18ª edição de “Garfe, Aldeia dos Presépios”; o Presidente da Junta de Freguesia de Monsul, Manuel Tinoco, para dar a conhecer a VI Feira de Natal do Baixo Concelho; e a representante da DiverLanhoso, Sara Vieira, que apresentou a “Aldeia Natal”. Esteve ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Garfe, Paulo Ferreira. O programa foi apresentado pela técnica da Autarquia, Mariana Pereira.

As propostas começam já no próximo sábado, 7 de dezembro, pelas 17h30, com a inauguração da Iluminação de Natal e com o Concerto de Natal pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nos Paços do Concelho. Este Concerto contará com a participação especial da Orquestra Clássica da Academia de Música de Vilar do Paraíso, do Coro Infantil do CATL da Misericórdia e do Coro Génesis. A entrada é livre.

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso oferece às crianças do ensino pré-escolar, aos alunos e às alunas do primeiro ciclo e a utentes dos Centros de Convívio e das IPSS’s do Concelho, o espetáculo “Há festa de Natal na Floresta”. Esta apresentação realiza-se no Fórum dos Bombeiros Voluntários, em diferentes horários (9h30, 11h00 e 14h30).

De 16 a 21 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, é a Casa de Natal que chega até ao Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Vila Povoense, trazendo muita animação para as crianças. Esta é uma das novidades desta edição.

Os Fãs do Vinil também estão presentes nesta edição. Como vem sendo habitual, as festas que promovem têm caracter solidário e esta não será exceção. O encontro está marcado para as 23h00, no Theatro Club, prometendo aquecer a noite.

Já nos dias 21 e 22 de dezembro, o Natal sai para as ruas da Póvoa de Lanhoso, com muita animação e sugestões, que prometem colorir esta época do ano, como passeios de coche com o Pai Natal e a Mãe Natal.

No dia 6 de janeiro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove o sorteio de três cabazes de Natal, no valor total de 1500 euros. É uma iniciativa que pretende dinamizar o comércio e atrair consumidores para que façam as suas compras na Póvoa de Lanhoso.

“Garfe, Aldeia dos Presépios”, de 15 de dezembro a 5 de janeiro, na freguesia de Garfe

Trata-se da 18ª edição desta iniciativa e conta, tal como em 2018, com 20 presépios, espalhados por toda a freguesia. O programa compreende a celebração de eucaristias junto de alguns dos presépios e ainda uma série de propostas, como por exemplo, a Caminhada dos Presépios (15 de dezembro); a exposição com os 2577 presépios da coleção particular do padre Luís Fernandes Peixoto (abertura a 15 de dezembro); a presença do Selecionador Nacional de Futebol, Fernando Santos, (durante a eucaristia, a 15 de dezembro); e o Presépio ao Vivo (15 de dezembro). A tarde de Fado, com Ana Gomes e João Pedro Aves (22 de dezembro); a atuação da Tuna Académica Estudantina de Braga (29 de dezembro); e o Encontro de Reis (5 de janeiro), momentos estes a acontecerem na Igreja Paroquial, completam o programa.

“Aldeia Natal Diverlanhoso”, de 14 a 23 de dezembro, na Diverlanhoso, em Oliveira

Este é um evento dedicado a crianças, jovens e famílias, que vai decorrer entre as 10h00 e as 17h30 (com uma hora de pausa ao almoço). À semelhança dos anos anteriores, apresenta a casa do Pai Natal (indoor), a disco-fluorescente (indoor), a DiverKids (até 110 cm) e atividades como a mina labirinto (indoor), o tiro ao alvo (indoor), as pontes suspensas, o slide (iniciação) bem como animação de rua com modelagem de balões e pinturas faciais. Está prometida muita animação e magia. A entrada é de 10 euros (sem almoço) e de 15 euros (com almoço).

“VI Feira de Natal do Baixo Concelho”, de 13 a 15 de dezembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Monsul

Este evento começa com o jantar de natal (13 de dezembro), com o prato tradicional da época, de onde irá sair a chamada Roupa Velha, que é o prato que a organização pretende associar a esta Feira.

Para além da Feira, há outras propostas são o Sarau de Natal (14 de dezembro); o desfile de Pais Natal a cavalo, a entrega dos prémios de mérito, a prova cega de vinhos verdes e o sorteio de um cabaz de Natal (15 de dezembro).

Haverá ainda animação com a fadista Conceição Brito e os DJ’s M80 (13 de dezembro); e a tarde infantil, os 4Mens e o DJ Sá (14 de dezembro). Para além da gastronomia, da música popular e do artesanato, as crianças podem ainda contar com insufláveis e pinturas faciais. O evento decorre no Pavilhão Gimnodesportivo de Monsul.

Comentários

comentários

You may also like...