Póvoa de Lanhoso recebe XVI Concurso Nacional de Teatro

De 1 de fevereiro a 7 de março, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolhe o XVI Concurso Nacional de Teatro (CONTE).

“A Póvoa de Lanhoso é uma terra de cultura, que valoriza as suas tradições e o seu património”, destacou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na apresentação desta edição. Para Avelino Silva, a Autarquia tem como missão, através desta iniciativa, “valorizar a cultura através do teatro”.

O autarca Povoense tem boas expectativas em relação à afluência de público e desafiou as pessoas a irem assistir aos espetáculos, que mostram o que de melhor se faz em Portugal. “Desejo que, este ano, o CONTE tenha o mesmo êxito que teve o ano passado, porque foi muito bom em termos de espectadores”, concretizou. 

O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA). “Este concurso é uma referência nacional e o resultado de uma parceria feliz com a Federação Nacional de Teatro. Obrigado por estarem mais uma vez presentes connosco e, de certeza, que esta parceria terá ainda muitos anos pela frente”, afirmou Avelino Silva.

Desta vez, sobem a palco diversos atores e atrizes locais, num certame de dimensão nacional. “Este é também um momento de afirmação do teatro da Póvoa de Lanhoso. Estou muito feliz com o facto de voltarmos a ter uma peça de teatro da Póvoa de Lanhoso, neste Concurso. A presença do Grupo Cénico Povoense é uma prova de que o teatro na Póvoa de Lanhoso está vivo e recomenda-se”, salientou. “Investir na cultura é investir na formação de cidadãos e é o que estamos a fazer também com as oficinas de Teatro do Theatro Club. A Autarquia vai continuar a investir nestes projetos”, assegurou.

O Presidente da Federação Portuguesa de Teatro (FPTA), José Teles, já havia anunciado que a parceria com a edilidade é para continuar. “Voltamos à Póvoa de Lanhoso; são 16 anos de Concurso aqui, queremos manter este Concurso cá, por muitos anos ainda. É um Concurso que já criou raízes e que nós, na FPTA, decidimos encarar como uma relação de amor. Também nestes espetáculos, há esta noção do amor”, transmitiu.

A diretora artística do Theatro Club (espaço que acolhe todos os espetáculos), Maíra Ribeiro, levantou um pouco o véu sobre a cerimónia de encerramento, na apresentação realizada na manhã de hoje, 7 de janeiro de 2020, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. No mesmo momento, procedeu-se à assinatura do protocolo de parceria para a XVI edição.

Como vem sendo habitual, nove companhias de todo o país trazem ao palco do Theatro Club os seus espetáculos. No capítulo da competição, é de destacar o Prémio Ruy de Carvalho (patrono do CONTE) para a melhor produção. Os espetáculos são sempre pelas 21h45. O CONTE termina no dia 7 de março, com a gala de encerramento e entrega de prémios.

PROGRAMA:

Sábado, 1 de fevereiro 2020, 21H45

Os Plebeus Avintenses

“Morte e Vida Severina”

Sexta, 7 de fevereiro 2020, 21H45

ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa

“Romeu e Julieta”

Sábado 8 de fevereiro 2020, 21H45

Grupo Dramático e Recreativo da Retorta

“A importância de ser Ernesto”  

Sexta, 14 de fevereiro 2020, 21H45

Grupo Cénico Povoense – Associação Social e Cultural dos Funcionários da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso

“O Gato”

Sábado, 15 de fevereiro 2020, 21H45

TIL – Teatro Independente de Loures

“Strip Poker” 

Sexta, 21 de fevereiro 2020, 21H45

Academia de Teatro Tin.Bra

“O Futuro está nos Ovos”

Sábado, 22 de fevereiro 2020, 21H45

Grupo Teatro Renascer

“Rapunzel – Uma Aventura Musical”

Sexta, 28 de fevereiro 2020, 21H45

Teatro de Balugas

“Pão Nosso”

Sábado, 29 de fevereiro 2020, 21H45

GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico

“O Corcunda de Notre Dame”

Sábado, 07 de março 2020, 21H00

Gala de Encerramento

PRÉMIOS:

·         Melhor Desenho de Luz [Prémio Orlando Worm]

·         Melhor Cenografia [Prémio João Barros]

·         Melhor Guarda-Roupa

·         Melhor Ambiente Sonoro

·         Melhor Interpretação Principal Feminina

·         Melhor Interpretação Secundária Feminina

·         Melhor Interpretação Principal Masculina

·         Melhor Interpretação Secundária Masculina

·         Melhor Encenação

·         Prémio Prestígio Personalidade

·         Júri Popular [Prémio Maria da Fonte]

·         Melhor Produção [Prémio Ruy de Carvalho]

Comentários

comentários