Póvoa de Lanhoso acolheu com sucesso jornadas do projeto COLEOPTER

O Município da Póvoa de Lanhoso acolheu, entre os dias 9 e 11 de setembro, as “Training Sessions” do projeto COLEOPTER – Concertação Local para Otimizar Políticas Territoriais para a Energia Rural. O balanço é muito positivo.

Os objetivos fixados pela coordenação do projeto foram largamente atingidos, tendo os e as participantes feito uma avaliação extremamente positiva do trabalho desenvolvido ao longo dos três dias das jornadas.

Coleopter

Ao longo destes três dias, os parceiros portugueses, espanhóis e franceses tiveram oportunidade de discutir temas relativos à eficiência energética e hídrica em meio rural e ao diálogo territorial, partilhando informação acerca do que são as realidades locais nos respetivos países de origem.

Foram levadas a cabo sessões de capacitação relativas às temáticas âncora do COLEOPTER: a metodologia inovadora de auditoria energética e hídrica, tendo como edifício-piloto em Portugal o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso; e o diálogo territorial associado à construção do processo de codecisão.

A presença, para além dos elementos técnicos, de eleitos franceses permitiu que o diálogo estabelecido com o Presidente da Câmara Municipal abordasse também a dimensão das políticas territoriais de desenvolvimento.

O evento serviu ainda para a realização de uma das habituais reuniões do Comité Técnico de Pilotagem.

Este é um projeto com um orçamento global de 1.091.208,06€, apoiado pelo Programa Interreg Sudoe que faz parte do objetivo europeu de cooperação territorial, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comentários

comentários