Palestra ” As Florestas”

O Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo vai organizar, em colaboração com a turma do 11º A e o Grupo de Biologia e Geologia desta escola, amanha, dia 22 de janeiro pelas 11.30h no Auditório Municipal de Vieira do Minho uma palestra cujo o tema é “As Florestas”.

O orador desta palestra vai ser o Professor Doutor Jorge Paiva, licenciado em Biologia e doutorado em Recursos Naturais e Meio Ambiente, grande defensor do meio ambiente e investigador nesta área .

Para Jorge Paiva os verbos “investigar” e “ensinar” são indissociáveis: não gosta de manter o conhecimento só para si, e é conhecido entre os seus antigos alunos e todos quantos têm oportunidade de assistir às suas palestras como um orador claro e cativante.

Jorge Américo Rodrigues de Paiva nasceu em 1933 em Cambondo (Angola). A enorme biodiversidade da sua terra natal terá sido um elemento determinante na sua paixão pela Natureza, algo que tem guiado tanto a sua actividade de investigação científica como a de comunicador de ciência.

Recebeu já diversas distinções pelo seu trabalho académico e pelo seu empenho como defensor do Meio Ambiente. A sua paixão pela Natureza será talvez só igualável à paixão com que comunica com o público e em particular com os jovens, tendo já dado mais de 1700 palestras sobre educação ambiental.

A Ciência Viva homenageia o empenho de Jorge Paiva na divulgação de ciência em Portugal atribuindo-lhe o Grande Prémio Ciência Viva 2014 no dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e do nascimento de Rómulo de Carvalho – personalidade inconfundível da comunicação de ciência em Portugal que, curiosamente, foi seu professor de Química e o marcou de forma indelével.

O seu percurso pauta-se por uma enorme curiosidade em descobrir o mundo através da botânica, tendo participado em inúmeras expedições um pouco por todo o mundo.

Como reconhecimento do seu contributo de uma vida para a Botânica, diversos investigadores e equipas de investigação lhe têm também prestado homenagem, dedicando-lhe o nome de novas espécies de plantas recém-descobertas.

Comentários

comentários