Quantcast
 
 

MUNICÍPIO DE VIEIRA DO MINHO RECLAMA URGÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE TESTES COVID-19 NOS LARES

“Não é aquilo que se dizia, há escassez de testes” respondeu António Cardoso em exclusivo à nossa entrevista durante o dia de hoje. São também já 4 os casos confirmados e 1 óbito.

 

De todas as medidas que o Município de Vieira do Minho tem vindo a implementar, desde o dia 3 de março, no sentido de minimizar os constrangimentos causados pela pandemia Covid 19, está a ser prestada uma especial atenção às respostas sociais aos mais idosos, dada a sua extrema vulnerabilidade.

 
 

Desde o primeiro momento, o Município de Vieira do Minho tem apoiado as diferentes instituições particulares de solidariedade social, quer através da disponibilização de material de proteção, quer na ajuda necessária à reorganização dos serviços, ou ainda na realização de sessões de esclarecimento com os técnicos das instituições.
Em estreita colaboração com a direção executiva do ACES Cávado II Gerês/Cabreira, com a Unidade de Saúde Pública Local, o Município de Vieira do Minho disponibilizou-se, desde o primeiro momento, a suportar na íntegra os custos inerentes à realização de testes à Covid 19, através do financiamento de uma unidade móvel de rastreio, que apesar de todos os esforços não se concretizou.

Apesar de nas últimas horas ter sido difundida a notícia, pelo Governo, que dá conta do arranque de um programa de testes à Covid 19 em todos os lares de idosos do país, constata-se que nesta fase inicial os mesmos apenas serão efetuados em Lisboa, Aveiro, Guarda e Faro.

 
 

O objetivo será estender-se ao restante território nacional, mas o Município de Vieira do Minho reitera que é imperioso que esta medida preventiva entre rapidamente em vigor, dado ter sido já diagnosticado num lar três casos positivo com falecimento no dia de ontem, um caso positivo de um familiar direto de uma colaborada, e ainda outro caso suspeito nessa mesma instituição. Ou seja são três casos num período de 48 horas, o que levanta enormes suspeitas sobre a situação dos restantes 11 utentes residentes e dos respetivos 17 colaboradores.

A tomada de medidas atempadamente permitirá a mitigação das consequências deste problema, caso contrário será imprevisível apresentar um desfecho não dramático para esta situação.

 

Os serviços municiais de proteção civil realizaram ontem uma reunião nas instalações do lar de idosos em questão, com o objetivo de ultimar pormenores do plano de contingência, estando já preparado o procedimento para o isolamento dos casos a diagnosticar positivos.

A Câmara Municipal de Vieira do Minho continua a encetar todos os esforços, no sentido de assegurar a realização de testes à COVID-19 a toda a comunidade de idosos do concelho que esteja integrado nos lares, bem como todos os elementos que compõem estas equipas de trabalho.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...