Melhores estudantes das secundárias trabalham com cientistas da UMinho

Os estudantes com melhores desempenhos académicos de meia centena de escolas secundárias dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto passaram três dias(18, 19 e 20 de dezembro) na Universidade do Minho, experimentando ser estudantes e investigadores integrados em equipas internacionais

Os alunos César Sousa, Adriana Vieira, Letícia Oliveira, Florinda Barbosa, Ana Catarina Medeiros, do 11.º ano, e Mariana Matos, Diana Carvalho, Cláudia Oliveira e Nuno Silva, do 12.º ano, da EB/S Vieira de Araújo tiveram a oportunidade de participar na iniciativa “Melhor Aluno na UMinho”, tendo o transporte para a universidade sido facultado pela Câmara Municipal de Vieira do Minho.

A cerimónia de abertura, realizada no dia 18, no campus de Gualtar, foi presidida pelo vice reitor da universidade do UMinho, Professor Doutor Manuel João, que se encarregou de distribuir os alunos pelos respetivos cursos e áreas da universidade previamente selecionadas pelos mesmos.

Ao longo destes três dias, alunos do ensino secundário de várias escolas da região Norte puderam viver de perto a experiência universitária, realizando diversas atividades que proporcionaram uma relação interativa entre o aluno e as várias vertentes do curso. Algumas das atividades realizadas incluíram, por exemplo, a observação das diferentes infra-estruturas da universidade, nomeadamente laboratórios, salas de aula, pavilhões, salas de operação, etc. Esta iniciativa permitiu também o convívio entre os alunos participantes e os alunos residentes da Universidade do Minho. Deste período passado na Universidade do Minho restam boas memórias, amizades e uma visão ampla do futuro que aguarda estes jovens.

Texto: Diana Carvalho e Mariana Matos (12.ºA)

Comentários

comentários