Já pode obter a sua baixa médica online! Saiba como…

A baixa médica por doença consiste num documento denominando de Certificado de Incapacidade Temporária (CIT) para o trabalho. Este documento é passado por um médico do Serviço Nacional de Saúde, que normalmente é o médico de família.

O que é o Certificado de Incapacidade Temporária?

O Certificado de Incapacidade Temporária (CIT) é um documento que certifica a doença ou incapacidade do trabalhador para executar a sua atividade profissional durante um determinado período de tempo.

De forma a diminuir os tempos de processamento e pagamento das denominadas baixas médicas, todo o processo associado à emissão e validação dos CIT é realizado eletronicamente. A presente visualização destina-se apenas ao utente, não substituindo o documento original para os fins previstos na legislação, ou seja, este documento não substitui a obrigatoriedade de entrega do documento original na entidade patronal.

Esta nova funcionalidade permite obter a sua baixa médica e consultar o histórico de todas as baixas médicas prescritas ao longo da sua vida.

Como posso online pedir a baixa médica?

Conforme já referimos por variadas vezes, atualmente este portal facilita a vida aos utentes. Assim, para aceder à sua baixa médica basta entrar na Área do Cidadão do SNS.  Seguidamente vá à opção Consultas, Receitas e Exames.

Posteriormente, basta selecionar a opção Certificados de Incapacidade Temporária.

Segundo dados do SNS, mais de 2,2 milhões de utilizadores estão inscritos na Área do Cidadão do SNS. Até ao final do ano irão ser disponibilizadas mais funcionalidades.

in:Pplware

Comentários

comentários