Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia da República

A votação decorreu esta sexta-feira, no dia em que os novos deputados tomaram posse na Assembleia da República. Ferro Rodrigues foi reeleito com 178 votos favoráveis, 44 em branco e 8 nulos, entre os 230 deputados. Era o único candidato ao cargo.Eduardo Ferro Rodrigues foi aplaudido de pé quando os resultados foram comunicados aos deputados. Será o segunda legislatura em que está nestas funções. Há quatro anos, foi eleito com 120 favoráveis, mas nesse ano o PSD apresentou um candidato, Fernando Negrão, que recolheu 108 votos.

Ferro Rodrigues é o terceiro presidente da Assembleia da República a ser reconduzido na função.
No discurso que se seguiu à votação, o socialista alertou para a necessidade de uma “cultura de diálogo” no Parlamento, fruto do resultado das legislativas em que a Assembleia da República passa a contar com dez partidos e um partido do Governo reforçado, mas sem maioria absoluta.

Os portugueses não quiseram uma maioria absoluta porque perceberam que ela não é a única via para a estabilidade política e querem acreditar que assim é. Todos terão de estar à altura das suas responsabilidades e do mandato que os portugueses lhe conferiram. Ninguém se deve por de fora de uma cultura de diálogo, seja para a aprovação das leis, seja na discussão dos desafios estratégicos que Portugal enfrenta. É essa a atitude de abertura que os portugueses esperam do governo e dos partidos representados na Assembleia da República”, afirmou.

Os vice-presidentes propostos são Edite Estrela (PS), Fernando Negrão (PSD), José Manuel Pureza (BE) e António Filipe (PCP), a votação que se segue no Parlamento.

in:RTP

Comentários

comentários