DiscoverEU tem 12 000 bilhetes gratuitos para jovens de 18 anos descobrirem a Europa

Após o sucesso da primeira fase da iniciativa DiscoverEU, a Comissão Europeia vai lançar a 29 de novembro o segundo concurso para a atribuição de passes de viagem gratuitos.

A partir dessa data, todos os jovens de 18 anos da União Europeia podem candidatar-se, até 11 de dezembro, a um bilhete gratuito que lhes dará a oportunidade de viajar pela Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019.

A primeira fase da iniciativa DiscoverEU juntou milhares de jovens, construindo uma verdadeira comunidade em toda a Europa.

Os participantes, que não se conheciam anteriormente, estabeleceram contacto nas redes sociais, formaram grupos para viajar de cidade em cidade ou ficaram em casa uns dos outros.

 

QUEM PODE CANDIDATAR-SE E COMO?

  • Os candidatos devem ter 18 anos de idade em 31 de dezembro de 2018 e poder viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019 por um período máximo de 30 dias.
  • Os interessados devem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude.
  • Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e fará a seleção.
  • Os candidatos serão notificados dos resultados do processo de seleção em meados de janeiro de 2019. 

Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, os participantes viajarão de comboio.

No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião.

Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar. 

 

A DiscoverEU

A iniciativa DiscoverEU foi lançada em junho, com um orçamento de 12 milhões de euros para 2018.

Até agora, graças a esta iniciativa, mais de 15 mil jovens tiveram a oportunidade de viajar por toda a Europa.

Consulte a FICHA INFORMATIVA com os testemunhos de jovens participantes.

Em 2018, Ano Europeu do Património Cultural, os jovens selecionados têm a oportunidade de participar em numerosos eventos que estão a ser organizados para celebrar o património cultural europeu.

Na primeira fase, que decorreu de 9 de julho a 30 de setembro de 2018, cerca de 15 mil jovens obtiveram passes de viagem com base numa quota fixa por país.

Uma vez selecionados, puderam deslocar-se, individualmente ou em grupos de cinco pessoas, no máximo, por um período não superior a 30 dias a, pelo menos, um dos Estados Membros da UE. 

Mais informações disponíveis em DiscoverEU.

Comentários

comentários

You may also like...