De 1 a 3 de novembro, está na estrada o NorteX4 Challenge Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso volta a acolher uma prova de todo-o-terreno de dimensão nacional. De 1 a 3 de novembro, está na estrada o NorteX4 Challenge Póvoa de Lanhoso, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o Clube NorteX4. Este evento vai trazer até às terras de Lanhoso pilotos nacionais e estrangeiros, sendo que, para além de diversas equipas portuguesas e de uma israelita, já estão inscritas oito equipas espanholas assim como dois pilotos campeões europeus de todo-o-terreno extremo.

A organização conta que, entre pilotos, copilotos e staff, o evento reúna cerca de 300 pessoas. Para o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, esta é mais uma oportunidade de divulgação da Póvoa de Lanhoso. “O desporto automóvel está de regresso ao nosso concelho. Podemos afirmar que somos uma referência para o acolhimento deste tipo de eventos, de grande dimensão e que trazem muita gente até à Póvoa de Lanhoso”, refere João Barroso. “Como tal, vemos aqui uma forma de divulgar o potencial turístico da Póvoa de Lanhoso, de apoiar o comércio e a restauração locais, sem esquecer de apoiar a prática de desporto”, considera o responsável autárquico, que convida todos/as os/as Povoenses a assistirem ao espetáculo nas diversas zonas que serão preparadas para esse efeito.

O evento irá realizar-se sob alçada da Associação Portuguesa de Trial Extremo – APTE e consequentemente sob licença da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting – FPAK. Trata-se aqui de uma prova de todo-o-terreno à imagem do King of Portugal, adequada à realidade do terreno da Póvoa de Lanhoso. Esta prova é um verdadeiro teste à força motriz dos veículos, um teste aos motores, um teste aos pneus, um teste às transmissões, um teste aos pilotos. Um teste à destreza, à rapidez, ao calculismo e à inteligência.

Em Portugal, a prova King of Portugal tem o mesmo formato que o utilizado no King of The Hammers, prova americana que nasceu na Califórnia, onde foi criada uma das maiores e mais duras corridas de off-road do mundo.

Programa

A NorteX4 Challenge Póvoa de Lanhoso terá um prólogo a decorrer na sexta-feira, 1 de novembro, a partir das 21h00, com saída do Castelo de Lanhoso e com chegada no Pontido, junto à rotunda das Freguesias.

No sábado, 2 de novembro, a primeira manga da prova decorre das 10h00 às 12h00 e a segunda manga realiza-se entre as 14h00 e as 16h00. No domingo de manhã, 3 de novembro, realiza-se a terceira e última manga, das 10h00 às 12h00. A entrega de prémios está marcada para as 13h30 no Theatro Club.

Esta prova passará por lugares emblemáticos do concelho da Póvoa de Lanhoso, como o Castelo de Lanhoso, o Monte do Pilar, o Horto, a Quintã, o Carvalho de Calvos e o Pontido, por exemplo.

Haverá zonas para o público assistir ao espetáculo no Pontido, na Quintã, no Carvalho de Calvos e na Pedreira da Brita Minho.

A realização deste evento irá condicionar a circulação automóvel, pelo que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso agradece desde já a compreensão da população.

Comentários

comentários

You may also like...