CPCJ de Terras de Bouro promove projeto “Sensibilizar, Crescer e Atuar IX”

Pelo 9º ano consecutivo, a CPCJ de Terras de Bouro, encontra-se a desenvolver, junto de todos os ATL do concelho, o Projeto “Sensibilizar, Crescer e Atuar”. Face ao atual cenário mundial, e na tentativa de responder aos novos desafios de atuação colocados pela Pandemia provocada pela Covid-19, a equipa da CPCJ, alterou a sua forma de intervenção, adaptando as suas estratégias e práticas à nova realidade, cumprindo na íntegra as orientações emanadas pela DGS na orientação 032/2020 alusiva às Medidas de Prevenção e Controlo em Centros de Atividades de Tempos Livres.

CPCJ

 O plano de atividades proposto, a desenvolver pelos monitores, incluiu várias atividades, desde culinária, experiências alusivas à Ciência Divertida, prevenção rodoviária, sensibilização sobre a importância da protecção civil, literacia financeira, ideias para reciclagem, jogos didáticos e visitas virtuais a museus. No que diz respeito às sessões presenciais realizadas pela técnicas, estão previstas 4 atividades, alusivas às seguintes temáticas: O que é a CPCJ?, Bullying, Cyberbullying e Internet Segura e Conhece os teus direitos! Pretendemos com as nossas propostas que sejam trabalhadas diferentes áreas de cidadania, capacitando as nossas crianças como sujeitos plenos de direito.

O objetivo da realização destas atividades passa ainda por dotar as crianças de conhecimentos sobre o funcionamento da CPCJ, desmistificando algumas ideias erróneas criadas junto da comunidade. Importa que a comunidade no seu todo, compreenda que o papel da CPCJ é garantir que todos os direitos das crianças são salvaguardados. Incutir nas crianças estes conhecimentos é também facilitar o conhecimento que fazem chegar aos seus pais e familiares.

As questões sobre Bullying, CyberBylling e Internet Segura revelam-se extremamente adequadas, tendo em conta a utilização em massa dos meios informáticos e das redes sociais por parte das crianças e jovens. Alertar e dotar de conhecimentos de segurança no uso da internet torna-se fulcral, de modo a prevenir situações que podem ter um impacto muito negativo nas suas vidas.

No que diz respeito ao “Conhece os teus Direitos”, como esta CPCJ aderiu ao Projeto Adélia desenvolvido pela Comissão Nacional – Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, no qual se destaca a importância da audição das crianças e jovens no que respeita a tomadas de decisão que a elas impliquem, decidiu-se aplicar o questionário do “Reino do KIKIRIKIKI”, adaptado às faixas etária das crianças que se encontram a frequentar os ATL.

Comentários

comentários