CEHUM apresenta o livro “Ouvir e escrever paisagens sonoras

O Centro Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) apresenta esta sexta-feira, dia 16, o livro “Ouvir e escrever paisagens sonoras – abordagens teóricas e (multi) disciplinares”, coordenado por Elisa Lessa, Pedro Moreira e Rodrigo Teodoro de Paula. A sessão decorre às 16h00, no salão nobre do Edifício dos Congregados da UMinho, no centro de Braga, sendo a entrada limitada à lotação do espaço e ao contexto pandémico.

 
livro

A sessão inclui intervenções dos investigadores José Eduardo Silva, Orlando Grossegesse e Elisa Lessa, bem como de Lídia Dias, vereadora de Educação e Cultura do Município de Braga. O programa conta ainda com Vítor Matos a interpretar em clarinete o tema “Torre della Scimmia”, do compositor Joaquim dos Santos (1936-2008).

 
 

A publicação do livro decorre do Congresso Internacional “Paisagens Sonoras, Património, História, Territórios Artísticos e Arqueologia Sonora”, realizado em maio de 2019 pelo Núcleo de Investigação em Música do Grupo de Investigação em Artes do CEHUM e pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho e financiado pelo Município de Braga. O evento refletiu a interação e construção de paisagens sonoras culturais e históricas, como o caso dos sinos, interligando projetos de Portugal, Espanha, Brasil ou EUA, entre outros, e saberes como literatura, filosofia, arquitetura, artes visuais e história.

Comentários

comentários