Apanha da Azeitona traz tradição ao concelho

 

No dia 16 de dezembro , Vieira do Minho cumpriu uma vez mais a tradição com a Apanha da Azeitona, uma atividade promovida no âmbito do projeto “ Sentir Vieira”.

Trata-se de uma atividade cujo objetivo passa por valorizar a terra e a agricultura do concelho mantendo vivas as tradições, usos e costumes de antigamente.

A iniciativa pretende também dar a conhecer todo o processo de transformação do azeite que vai desde a apanha, à escolha e moagem da azeitona no lagar tradicional de VilarChão e termina na produção do azeite. Com a iniciativa, o Município pretende, atrair para o Concelho visitantes de forma a combater a sazonalidade que afeta a região em época baixa e ser, acima de tudo, um momento de festa e convívio entre os participantes.

O ponto de encontro dos participantes nesta actividade foi junto ao Posto de Turismo de Vieira do Minho. Após a chegada a VilarChão iniciou-se um passeio pedestre para conhecer vários pontos turisticos desta aldeia.

A meio da manha deu-se início à sessão prática da apanha da azeitona e moagem da azeitona de modo tradicional no lagar de azeite, em Vilarchão. De salientar, ainda que esta atividade levada a cabo pelo Município Vieirense, pretende proteger os valores da tradição, a identidade cultural e gastronómica, bem como o saber fazer de outras gerações.

Actividade finalizou com a degustação do azeite produzido,com bacalhau assado na brasa e batas a muro seguida de animação.

Comentários

comentários

You may also like...