Turmas Mistas Em Vieira do Minho

Em comunicado enviado à redação da Vieiradominho.tv, a associação de pais e encarregados de educação do agrupamento de escolas Vieira de Araújo, alerta os encarregados de educação para a realidade das turmas mistas no ano letivo 2016/2017 nesta escola.

 

Simbolo da Associaçao de Pais a Vigorar desde 06-2009

Segue o comunicado recebido:

NOTA Á COMUNICAÇÃO SOCIAL:
Exmos,Srs
Vieira do Minho é um concelho de baixa densidade demográfica, com um índice de emigração muito elevado e uma interioridade que há necessidade de combater. É um Concelho com uma grande área geográfica e uma rede viária muito debilitada.
Aquando da reordenação dos equipamentos escolares, com a aprovação da Carta Educativa encerraram escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância, tendo os alunos ficado agrupados em quatro centros escolares/escolas básicas, com o pressuposto de acabar com situações em que havia um número reduzido de alunos por escolas e de turmas mistas, onde funcionava vários anos de escolaridade.
Passados que são vários anos viu no ano escolar de 2015/2016 a população deste Concelho, com total repúdio, a constituição de turmas com dois anos de escolaridade na Escola Básica Domingos de Abreu, uma escola com várias centenas de alunos. Este repúdio é legitimado pela solicitação de não formação de turmas mistas aprovada unanimemente pelo Conselho Municipal de Educação, pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal de Vieira do Minho. Ultrapassada que foi esta situação, com a autorização de três turmas do 1.º ano na referida Escola no ano letivo 2015/2016.
Em reunião do Conselho Geral, de 20 de Julho de 2016, o Diretor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, informou os presentes que não haviam sido validadas as três turmas propostas para o 2.º ano na Escola Básica Vieira de Araújo, tratando-se de turmas de continuidade que integram, em relação ao ano anterior, mais 3 alunos retidos. Esta não validação obrigará ao desmembramento de uma turma e a divisão dos seus alunos por quatro turmas, com a criação de duas turmas mistas no 3.º ano.
Pelo exposto considera a Associação de Pais, e demais parceiros que constituem o Conselho Geral, que se trata de uma situação intolerável e que poderá lesar irremediavelmente o sucesso dos nossos alunos, devendo ser rapidamente revertida, antes do início do ano letivo 2016/2017.
Evitar a desertificação dos Concelhos de baixa densidade, fixar a população, evitar o êxodo dos nossos alunos para as grandes cidades, assim como possibilitar aos jovens que optaram por permanecer no nosso Concelho um ensino de qualidade e em situação de igualdade com os demais alunos deste país é um direito, pelo qual lutaremos.
Cientes da pertinência da nossa solicitação e da sua importância para os nossos alunos e para o nosso território, apelamos a todos os responsáveis do País para resolver esta situação, em que apenas é necessário a continuidade das três turmas autorizadas no ano letivo anterior, impedindo a fracturação do grupo turma e a separação de alunos por quatro turmas, assim como o funcionamento de turmas mistas na EB Domingos de Abreu, pelo que no dia 26 deste mês (próxima Terça-Feira) iremos reunir pelas 10 da manha na escola básica Domingos de Abreu para esclarecer os Encarregados de Educação para esta situação

Mais informamos que caso esta situação não seja resolvida, os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, manifestaram intenção de endurecer as formas de luta e impedir o normal arranque do ano letivo.

Vieira do Minho, 22 de julho de 2016

Comentários

comentários

You may also like...