Petição: Estudantes exigem segurança junto à UMinho em Braga

Um grupo de alunos da Universidade do Minho (UMinho) lançou esta segunda-feira uma petição online, onde é exigida segurança na zona envolvente do Campus de Gualtar, em Braga, “face aos crescentes episódios de violência que a comunidade vem presenciando”.

No site peticaopublica.pt, o apelo lançado ao autarca de Braga, Ricardo Rio, ao reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro, ao vice-presidente da Câmara de Braga Firmino Marques, e aos autarcas das freguesias de Gualtar e S. Vítor, João Vieira e Ricardo Silva, contava esta quarta-feira, cerca das 15:00 horas, com quase 1.400 assinaturas.

 

 

No domingo, o jornal “Diário do Minho”, dava conta que “duas rixas terminaram em esfaqueamento na zona da UMinho e num bar”, que “fizeram ainda mais sete feridos, quatro dos quais também esfaqueados”.

Na sequência desses incidentes, a Juventude Socialista de Braga, veio esta segunda-feira apelar “para que possam ser repensadas medidas estruturais e preventivas de segurança para o espaço público”, “seja através do reforço do policiamento, seja através da melhoria das condições de iluminação do espaço público ou da videovigilância”.

Segunda informação avançada, já esta quarta-feira, pelo “Jornal de Notícias”, o presidente da Associação Académica (AAUM), Nuno Reis, tem já agendada uma reunião com a PSP, na próxima semana.

 

 

“Exmo. Presidente, da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio;
Exmo. Reitor da Universidade do Minho, Dr. Rui Vieira de Castro,
Exmo. Vereador da Câmara Municipal de Braga, Dr. Firmino Marques,
Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Gualtar, Dr. João Vieira,
Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de S. Vítor, Dr. Ricardo Silva ;

Nós, abaixo-assinado, estudantes da Universidade do Minho, jovens do concelho de Braga, e demais entidades que, no seu quotidiano, frequentam a zona envolvente do campus de Gualtar da Universidade do Minho, vimos requerer a V.Ex.ª que reavalie o estado de segurança da área envolvente supramencionada, nomeadamente, nas áreas residenciais e onde se situam a maioria dos estabelecimentos de restauração e bebidas (ou bares) do espaço referido.

Face aos crescentes episódios de violência que a comunidade vem presenciando, vimos requerer que a V.Ex.ª possa atuar, junto das autoridades competentes, nomeadamente das forças policiais e de segurança pública, para que o sentimento de desconfiança e insegurança possa ser, rapidamente, transformado no clima ordeiro e seguro com que Braga sempre se distinguiu.

Pedimos, portanto, que possam ser repensadas ou reforçadas medidas de policiamento da área em questão, sobretudo em horário noturno nos dias de maior movimento local, bem como pensadas medidas estruturais de reforço da segurança da área que circunda a Rua Nova de Santa Cruz, designadamente através da maior iluminação do espaço público.
Deste modo, solicitamos de V.Ex.ª a maior compreensão para o exposto na esperança de que os eventos ocorridos no passado presente sejam prevenidos e evitados”.

A petição está DISPONÍVEL AQUI!

Comentários

comentários

You may also like...