Mercado da Castanha e dos Produtos Locais de 10 a 12 de novembro

De 10 a 12 de novembro, a vila de Vieira do Minho recebe, na Praça Dr. Guilherme de Abreu, mais uma edição do Mercado da Castanha e dos Produtos Locais.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que vai animar a sede do concelho durante quatro dias.

No certame, os expositores concelhios vão comercializar castanhas e produtos locais provenientes das colheitas de outono (hortaliças, frutas, feijão amarelo, broa, mel, etc.) e artesanato local.
O evento tem por objetivo dar a conhecer as potencialidades económicas da região, valorizar os produtos característicos da época e aproximar quem produz de quem consome, potenciando negócios para os pequenos produtores do concelho.

Para além da venda de produtos locais, o Mercado da Castanha é, um momento de festa e convívio para a população local e visitantes, uma vez que o certame prevê um cartaz repleto de atividades de momentos culturais.

 

A Cerimónia oficial de abertura será na sexta-feira, dia 10, pelas 14h30, em frente aos Paços do Concelho e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Engº António Cardoso e do seu executivo. Após a cerimónia de abertura realiza-se um Magusto tradicional que conta com a presença das Instituições Particulares de Solidariedade Social e dos Centros de Convívio e Lazer do concelho. Este magusto será animado pelo grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Vieira do Minho.

No sábado, o certame vai contar com a transmissão em direto na RTP1 no Programa  Aqui Portugal. Este dia integra ainda a palestra  alusiva às temáticas “ A vespa da Galha do Castanheiro” e “ A produção de castanha no Minho” ministrada por técnicos da Direção Regional de Agricultura do Norte.

Ainda, no sábado decorre a VI edição das Jornadas Micológicas, o tradicional magusto onde não faltarão as castanhas assadas e o caldo verde, bem como as características e famosas chegas de bois.

No domingo, está prevista a realização de um passeio de BTT “Rota da Castanha” organizado pela Associação Pedalar Vieira. Durante a tarde decorrem as chegas de bois no Parque dos Moinhos, o magusto tradicional, em frente aos Paços do concelho e, para abrilhantar, ainda mais a festa, o certame conta com a atuação do Grupo Sons do Minho.

 

Como ser Patrono da Vieiradominho.tv

Comentários

comentários

You may also like...