Linha de Alta Tensão em Zebral – Falta 1 dia.

A 25 de janeiro o nosso órgão de comunicação social alertava para um pedido da Agência Ambiental Portuguesa para um estudo de Impacto Ambiental sobre a passagem de uma linha dupla de Alta Tensão na Freguesia de Ruivães, mais propriamente na zona de Zebral.

Hoje dia 12 de fevereiro estivemos nesta localidade para perceber por onde passavam as linhas de Alta Tensão e nas conversas que tivemos com alguns populares percebemos que estes não estavam devidamente informados para esta realidade.

Segundo percebemos, alegadamente a REN esteve em Zebral a mostrar por onde ia passar as linhas, e supostamente não passavam por cima de casas.

O mapa da linha que está em discussão pública passa por cima de pelo menos 5 casas no lugar de Zebral.

Nesse sentido a APA está a levar a cabo um levantamento de avaliação do impacto ambiental entre 3 de janeiro e 13 de Fevereiro de 2019, onde pede a todos que participem neste estudo.

Link para a participação no estudo:

http://participa.pt/consulta.jsp?loadP=2482&fbclid=IwAR38DnQXanoXe4_YcpaOhYNhX4Z9X6h0mIr7e_Kag0SFEDmS93KwnDqTZA4

Aqui fica também um estudo da Direcção-Geral de Saúde sobre a Exposição da População aos Campos Eletromagnéticos:

“É considerado como possível que uma intensa exposição aos CEMs nas habitações possa aumentar ligeiramente o risco de leucemia infantil, e que esta exposição nos locais de trabalho possa aumentar ligeiramente os riscos de leucemia e tumores cerebrais em adultos.”

Link para o estudo:

https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/exposicao-da-populacao-aos-campos-electromagneticos.aspx

Até ao momento só 16 pessoas participaram no estudo

Comentários

comentários

You may also like...