Jovem Vieirense brilha em Ponte de Lima

O jovem vieirense Gil Rocha arrecadou nas Feiras Novas de Ponte de Lima no passado dia 6 de setembro o 1º e 3º premio no concurso nacional de raças autóctones da galinha de raça Preta Lusitânica.

 

Em declarações à vieiradominho.tv Gil Rocha afirmou que: “Esta conquista baseia-se num percurso breve, porém com uma base sólida em valores transmitidos pela herança familiar onde se preza pela preocupação da conservação do nosso património, seja ele material, imaterial ou genético( como é o caso das galinhas).
Como empresário no sector turístico sinto uma responsabilidade superior em transmitir esta cultura que em muitos casos se encontra em situação precária ou em extinção.
No pequeno almoço das nossas casas de turismo, todos os dias são servidos ovos mexidos bem “amarelinhos” confecionados com os ovos destas galinhas acompanhados sempre com sumos naturais também dos frutos da nossa exploração agrícola onde predomina o mirtilo. Muitas visitas são feitas na quinta, onde crianças e adultos se deslumbram ao experienciar o contacto directo. Estas são para mim as mais valias acrescidas que justificam parte do nosso sucesso.
Aproveito para agradecer a toda a equipa da AMIBA o empenho e cuidado e em particular um especial agradecimento à estimada eng. Virginia Ribeiro( co-autora de “Galinhas De Portugal” e notável aficionada, investigadora das raças), aos amigos Cristiano Vieira e eng. Conceição Silva pois sem eles não conseguiria o feito”

A galinha Preta Lusitânica é muito estimada e apreciada pela qualidade e delicadeza da sua carne, pela sua notável aptidão como poedeira e chocadeira e pela sobriedade e elegância da sua plumagem negra.

Constitui uma raça antiga que sempre esteve ligada a práticas de bruxaria, ocultismo e à protecção contra o mau-olhado. Ainda hoje é prática corrente e actual que animais desta raça sejam usados para afugentar os maus espíritos quando se habita uma casa pela primeira e até nos campos de futebol para tentar receber a bênção dos deuses pagãos e assim ganhar a partida.

Em S. Bartolomeu do Mar, no “banho dos santos”, as crianças levam ao colo uma galinha preta para que o medo passe em definitivo para a galinha.

Fotos: DR

Comentários

comentários

You may also like...