IPMA pede imagens de fenómeno raro que aconteceu em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a fazer um apelo, esta terça-feira, para que lhe sejam enviadas imagens de um “fenómeno pouco frequente” em Portugal: a chuva com congelação.

Segundo o IPMA, este fenómeno meteorológico “consiste na congelação sobre estruturas que se encontram a temperaturas negativas (telhados, árvores, etc, …) de precipitação que ocorre na forma liquida”.

“Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0 °C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0 °C) em níveis superiores”, explica ainda o instituto.

Por isso, e para “uma melhor caracterização deste fenómeno”, o IPMA convida a todos os que tenham fotografias deste evento a enviá-las através da área da comunidade IPMA em www.ipma.pt, diretamente através do endereço http://meteoglobal.ipma.pt/ ou através da aplicção do IPMA em “ENVIAR OBSERVAÇÃO”.

Comentários

comentários

You may also like...