Quantcast
 
 

Facebook censurou imagem de um parto natural

Uma imagem da fotógrafa belga Marijke Thoen foi retirada do Facebook no dia seguinte à sua publicação. A imagem capta o nascimento de Cisse, de parto natural, numa banheira transparente.

 

Cisse nasceu no passado dia 21 num hospital da Bélgica. O momento do parto, realizado na água, numa banheira transparente, foi captado pela fotógrafa Marijke Thoen sob o olhar atento de Nelle, a irmã do bebé.

 
 

“Provavelmente a minha melhor foto (…) Irmã mais velha conhece o irmão recém-nascido”, legendou a fotógrafa na imagem que divulgou na sua página do Facebook no dia 22. Mas na manhã do dia seguinte, apercebeu-se que a rede social a tinha censurado.

 

 
 

“Com a quantidade de barbaridades que se permitem no Facebook não consigo entender porque censuraram a minha fotografia. Fico zangada por apagarem algo tão bonito e que causou alegria a muitas pessoas”, referiu Marijke Thoen, 40 anos, especializada em fotografar partos, citada pelo jornal espanhol “El País”.

 

Com a imagem censurada e a sua conta bloqueada, Marijke Thoen denunciou o ocorrido na sua página de Instagram (rede de partilha de imagens). Mas também aqui a fotografia foi censurada.

Um porta-voz do Facebook e Instagram, citado pelo britânico “The Huffington Post”, alegou que a imagem foi eliminada por infringir as regras. “Eliminamos fotografias que mostrem os genitais ou as nádegas na sua totalidade e de forma direta. Também restringimos algumas imagens de peitos femininos que mostram os mamilos, embora permitindo mulheres a amamentar ou cicatrizes de uma mastectomia”, determinam as redes sociais.

 

O parto não está entre as exceções previstas, mas a imagem de Marijke Thoen revela um contexto que não é de âmbito sexual e no dia 25 a imagem acabou por ser aceite. “Creio que a razão foi a nudez da mãe”, reconhece a fotógrafa. “O Facebook tem de encontrar forma de diferenciar a nudez sexual e nus como na minha foto. Não consigo entender que censurem imagens tão bonitas”, defende.

Marijke Thoen fotografou o nascimento de Cisse, tal como já tinha feito no parto da irmã, Nelle. “Os pais contactaram-me na altura e voltaram a fazê-lo agora”. A imagem de Nelle foi premiada como a melhor fotografia de recém-nascidos em 2016, pela associação internacional de fotógrafos de partos.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...