Está a chegar a maior super lua de 2019

Amanhã podes contar com a super lua maior e mais brilhante de 2019! promete surpreender pelo seu tamanho e luminosidade. Vai superar a que vimos a 21 de janeiro deste ano!

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, na noite de 19 de fevereiro, a Lua Cheia estará maior e mais brilhante que o habitual. Esta Super Lua é provocada pela ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da presença da Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua, em que esta se encontra mais próxima da Terra).


A melhor ocasião para observar esta “Super Lua Cheia” , se as condições meteorológicas o permitirem, será no momento do nascimento da Lua, em que ela aparece no horizonte, ou seja, em Lisboa pelas 18:17 horas, Porto pelas 18:10 horas, Funchal pelas 18:58 horas e Ponta Delgada pelas 18:28 horas. A Lua nascerá no quadrante nordeste, no azimute 107º (contado de Sul para Este).
Para um observador, a Lua parece maior quando está perto do horizonte e quando aparece por entre edifícios ou árvores. No dia 19 de fevereiro, este facto vai tornar aparentemente a Lua cheia ainda maior do que já é, até 14% maior e 30% mais brilhante.

Neste perigeu que ocorrerá às 09:03 horas, a Lua estará a uma distância de aproximadamente de 356 761 km da Terra. Esta Super Lua de fevereiro será a mais favorável para se observar, pois os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 06:51 horas ou seja, a Lua Cheia estará próxima do perigeu.

Se as condições meteorológicas o permitirem, a melhor altura para observar esta super lua será no momento do seu nascimento: em Lisboa pelas 18: 17 horas, no Porto pelas 18:10, no Funchal pelas 18:58 e em Ponta Delgada pelas 18:28.

Aproveita para ver um dos fenómenos mais fascinantes da lua, tira muitas fotografias e partilha a beleza do momento.

Comentários

comentários

You may also like...