ERMAL COM GALARDÃO QUALIDADE DE OURO 2019

Viana do Castelo é o concelho que apresenta mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela Quercus, num total de nove praias distinguidas entre as 24 zonas balneares do Minho.

Das 24 praias galardoadas nos distrito de Braga e Viana do Castelo, 19 são costeiras, 6 são interiores.

Já mais longe das zonas balneares massificadas, onde muitas vezes se torna difícil encontrar lugar para estender uma toalha, estão duas praias onde a paisagem e beleza se confundem com o vizinho Parque Nacional da Peneda Gerês. As secretas praias do Alqueirão, no concelho de Terras de Bouro, e no Ermal em Vieira do Minho, mantêm a qualidade de ouro.

Município de Vieira do Minho

Para poderem receber a distinção “qualidade de ouro” da Quercus, as praias têm de ter obtido classificações de “Excelente” nas análises da água durante as últimas quatro épocas balneares.

Além disso, em 2018, não poderão ter registado ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear.

Nesta lista estão as clássicas praias das zonas de Viana do Castelo e de Esposende, locais procurados quando calor aperta e pela qualidade paisagísticas, apesar de, no caso de Esposende, os areais a norte da foz do rio Cávado apresentem cada vez mais dificuldades para suster o areal.

Destaque ainda para Caminha, que além de manter as praias de Caminha, Forte do Cão e Moledo com qualidade ouro, ganha ainda uma praia em Vila Praia de Âncora

No entanto na lista destacam-se as seis praias fluviais, menos conhecidas.

No concelho de Braga a praia do Cavadinho sai da lista e entra uma das praias que de ano para ano ganha cada vez mais adeptos, a praia de Adaúfe. Situada em Braga na margem sul do rio Cávado, a praia tem boas valências e acessos, principalmente para quem precisa de se deslocar de transporte público.

O concelho da Póvoa de Lanhoso mantém praia de Verim.

Mas o distrito de Braga ganha ainda duas novas praias fluviais : em Fafe (praia da Queimadela e Cabeceiras de Basto .

Consulte a lista aqui:

https://www.quercus.pt/images/PDF/Lista%20Qualidade%20de%20Ouro%202019.pdf

IN: Diário do Minho

Comentários

comentários

You may also like...