Em Portugal, sete em cada dez famílias vive com dificuldades financeiras

Esta quinta-feira, a DECO Proteste divulgou um estudo que revela que, em Portugal, sete em cada dez famílias tem sérias dificuldades em suportar as suas despesas financeiras. Essas despesas dizem respeito a custos relacionados com a saúde, habitação, educação, alimentação, mobilidade e tempos livres.

No total, estas dificuldades afetam 70% das famílias em Portugal.

O estudo da DECO teve como objetivo avaliar o nível de vida das famílias portuguesas, com base na sua facilidade – ou dificuldade – em fazer face àqueles seis grupos de despesa.

No total, foram analisadas 1998 respostas, que permitiram concluir que apenas 23% das famílias portuguesas se sentem confortáveis em suportar as suas despesas. Já 7% consideram viver em nível de pobreza, revela o estudo, citado pela Lusa. 

O estudo esclarece também que as famílias cortam – quando não conseguem suportar todas as suas despesas – em idas ao dentista, na compra de óculos e até mesmo em alguns produtos alimentares, como a carne e o peixe.

A DECO revela também que, apesar de os portugueses valorizarem o facto de terem uma casa, 46% afirma ter dificuldade em fazer face a todas as despesas que uma habitação implica.

Comentários

comentários

You may also like...