Doce de Vieira do Minho nas finais distritais das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Doce de Vieira do Minho nas finais distritais das 7 Maravilhas Doces de Portugal
Os Barquilheres é um dos 140 doces candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal. Esta sobremesa foi escolhida entre 907 candidaturas vindas um pouco por todo o país, e que é única em Vieira do Minho.

Os Barquilheres seguem agora para uma nova fase de seleção, as finais distritas. Aqui, os 140 doces, 7 de cada distrito, que avançaram na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal  vão estar sujeitos à votação do público.

De salientar, ainda que o doce vieirense é um dos 7 doces que está a representar o distrito de Braga nesta competição que visa eleger os 7 sabores mais representativos de Portugal.

 Os Barquilheres são uma especialidade centenária de Vieira do Minho, criada no seio de uma família de agricultores da freguesia de Mosteiro. Estes são preparados à base de produtos tradicionais, com ovos, farinha, açúcar amarelo, canela e limão. A particularidade desta iguaria está no processo de cozedura que, ainda hoje, é feita artesanalmente a fim de garantir uma textura finíssima e estaladiça. Cada Barquilhere é confeccionado à lareira, num recipiente em ferro previamente aquecido e untado com manteiga, e cumprindo as regras de cozedura em lume brando. Depois de cozido e ainda quente, é desenformado e enrolado delicadamente com as mãos de forma a obter um cone. Os Barquilheres podem ser degustados com mel, marmelada ou compotas caseiras. A herdeira da receita orgulha-se desse legado que lhe foi transmitido pela sua mãe, e espera que as gerações vindouras saibam apreciar e perpetuar esta sobremesa genuína e única. Os Barquilheres são muito apreciados pela gente da terra e têm conquistado um lugar proeminente à mesa dos vieirenses e nos eventos da Câmara Municipal.

Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de_daytime_, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Comentários

comentários

You may also like...