Desfolhada à moda antiga encheu a Praça

Desfolhada à moda antiga encheu a Praça

Revivendo uma das mais puras manifestações culturais minhotas das lides rurais, o Município de Vieira do Minho promoveu, este domingo, dia 23 de setembro uma desfolhada tradicional em plena Praça Dr. Guilherme de Abreu.
Tratou-se de um momento de festa que recriou tempos idos vividos pelos antepassados no que toca à preparação do milho que vai servir para a confeção do pão.


A recriação da desfolhada minhota à moda antiga contou com a presença de carros de bois, medas de palha, utensílios tradicionais, grupos de concertinas e os cantares próprios da atividade característica nas comunidades rurais.

A iniciativa começou pelas 15h00 com o desfile do milho, desde o edifício da antiga Casa do Povo até ao local onde se procedeu à desfolhada. Ao desfile seguiu-se a desfolhada, a encenação de uma peça de teatro e a atuação do Rancho Folclórico “ Os Ceifeiros de Cantelães”.
No final da faina agrícola, as forças foram retemperadas com um lanche tradicional.

De referir que esta iniciativa inserida no Programa Sentir Vieira teve por objetivo realçar as tradições de outrora e preservar os usos e costumes da região minhota, numa jornada cultural onde não faltou a alegria e a boa disposição.
Nesta desfolhada tradicional, que contou com a colaboração da Associação de Preservação da Identidade da Freguesia de Campos, participaram centenas de visitantes, tendo também se associado o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso.

 

Comentários

comentários

You may also like...