Quantcast
 
 

Conferência de Imprensa – Feira da Ladra 2016

FEIRA DA LADRA

Edição 2016 da Feira da Ladra apresentada à Comunicação Social
A praticamente uma semana do início das Festas Concelhias, conhecidas por Feira da Ladra, Vieira do Minho sente já o frenesim e a movimentação daquelas que são o maior cartaz cultural da região e tornou público à Comunicação Social o vasto programa de atividades previsto para a edição 2016.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Vieira do Minho apresentou, hoje, dia 22 de setembro no Salão Nobre dos Paços do concelho em conferência de imprensa a edição 2016 da Feira da Ladra.

 

Na conferência de imprensa , o presidente da Câmara Municipal, António Cardoso, salientou a importância destas festas para os vieirenses, caraterizando-as como um evento com grande expressão para a economia local.

 
 

Segundo António Cardoso, “apesar deste evento ser quase tão antigo como a nossa terra, a Feira da Ladra, é ainda hoje uma referência importante para o povo de Vieira e para as populações da região. A Feira da Ladra continua a afirmar-se como uma realidade de inquestionável importância local e regional, bem como uma forma de preservar o tradicional e a etnografia local”.

O autarca salientou também que “a Feira da Ladra continua a fazer uma grande aposta na agricultura, sendo exemplo disso o grande reforço financeiro que a autarquia vieirense nesta edição da Feira da Ladra devido à duplicação no número de expositores”. No que diz respeito aos participantes na chega de bois, o número também duplicou, estando previstas para esta edição mais de 10 chegas de bois.
“O gado é uma das principais atrações e uma riqueza do concelho. É também uma das principais forças e trabalho que vem de outrora até aos nossos dias, por isso objeto particular de veneração para as nossas gentes. Daí que, as chegas de bois, as corridas de cavalos, os concursos pecuários, as exposições com as várias espécies pecuárias, com destaque para o cavalo garrano, assumam especial destaque nas festas e mobilizem anualmente grande parte dos agricultores do concelho.

 
 

Contudo, o presidente da Câmara frisou que “a Feira da Ladra é também um momento de diversão, convívio, entretenimento e, sobretudo, um excelente veículo de promoção regional, fator de chamamento e atratividade de forasteiros e turistas ao concelho de Vieira do Minho”.

“Para além de todos estes fatores culturais e de entretenimento, a Feira da Ladra continua a ser uma oportunidade de negócio que assume significativa importância para os agentes e operadores comerciais do nosso concelho, uma vez que se espera um volume de negócios na ordem do meio milhar de euros”, conclui o edil.

 

De 30 de setembro a 5 de outubro, a sede do concelho exibe um cartaz de grande significado cultural, popular, social e recreativo . Do extenso programa divulgado, para além das tradicionais chegas de bois, concursos pecuários, corridas de cavalos, cortejo etnográfico, exposição de produtos locais, das bandas filarmónicas, dos ranchos folclóricos, das atuações de grupos ao vivo e do tradicional fogo de artifício, a edição 2016 conta com a presença da TVI em direto de Vieira do Minho, no dia 2 de outubro com a transmissão do Programa Somos Portugal.

Trata-se de um programa televisivo que vai trazer até à sede do concelho uma grande panóplia de artistas do panorama nacional da música popular, e ao mesmo tempo divulgar os saberes e sabores da nossa terra.

 

O primeiro dia de festa é marcado pela cerimónia de abertura da feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e pela inauguração da feira pecuária e produtos locais que vai decorrer no Parque dos Moinhos, para além das várias atuações agendadas para este dia.

Sábado, dia 01 de outubro o destaque vai para o encontro de concertinas, para as atuações dos Ranchos Folclóricos, Grupo de Percussão Rufeiros de Pena Má de Salamonde, atuação da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, atuação do Grupo Musical Impaktus e para o grandioso espetáculo musical de Marco Paulo.
O dia 1é, também, dedicado ao Cavalo Garrano, que conta com um conjunto de iniciativas, nomeadamente: Concurso Nacional da Raça Garrana, corridas de cavalos, derby de atrelagem e passeios de charrete.

 

No domingo, dia 2 de outubro destaque para a feira do cavalo, o Cortejo Etnográfico, as chegas de bois, as corridas de cavalos, o Programa Somos Portugal, em direto de Vieira do Minho, as atuações dos vários conjuntos musicais e a sessão de fogo de artifício.

Na segunda-feira, dia 3 de outubro, os festejos integram o concerto de bandas filarmónicas do concelho, a tradicional chega de bois, as atuações dos Ranchos Folclóricos e o espetáculo musical de Augusto Canário.
Na terça feira, dia 4 de outubro atua o Grupo Musical Nova Som e na, quarta-feira, último dia de festa tem lugar o concerto das Bandas Filarmónicas com as atuações da Banda Filarmónica de Moreira da Maia e da Banda Cabeceirense. Os festejos terminam com uma salva de Morteiros.

Comentários

comentários

Você pode gostar...