AEVA nas Olimpíadas de Química Júnior da UM

A professora Paula Costa de Fisico-Quimica e os alunos Mariana,Leonor e Guilherme do 9ºC vão ser os representantes do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo de Vieira do Minho nas “Olimpíadas de Química Júnior” que se realizam este sábado, dia 6, a partir das 13h30, no anfiteatro da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em Braga.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Química da ECUM e pela Sociedade Portuguesa de Química.

O concurso conta com alunos de 30 escolas de nove concelhos – Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Fafe, Famalicão, Guimarães, Santo Tirso, Vieira do Minho e Vila Verde. Os participantes, divididos por 30 equipas de três elementos, vão realizar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e ainda uma prova nos laboratórios com questões baseadas na observação de montagens/realizações experimentais. O programa inclui a palestra “A Química de Hollywood”, pelo professor Michael Smith, e, pelas 17h30, a sessão de entrega de prémios aos vencedores.

A iniciativa pretende dinamizar o interesse, o estudo e o ensino da Química nas escolas básicas, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas de alunos dos 8º e 9º anos e, também, aproximar escolas básicas e universidades. O evento é coordenado pelas professoras Maria Manuela Silva, Maria Gabriela Botelho, Maria José Medeiros, Maria Manuela Raposo, Susana Costa e Sílvia Lima.

Comentários

comentários

You may also like...