7 hábitos que precisa de deixar para acabar com dor de costas

De acordo com especialistas, cerca de 80% das pessoas sofrem com dores nas costas ao longa das suas vidas. No entanto, as dores nem sempre significam doenças ou lesões graves, alguns cuidados podem minimizar problemas futuros e evitar as indesejadas dores.

Muitas vezes devido á agitação do dia-a-dia acabamos por nos esquecer de manter uma boa postura, e ao longo do tempo, a dor instala-se e o acompanhamento médico pode ser necessário. Estes são alguns dos comportamentos que precisa de abandonar caso se queira manter longe das dores.

 

 

1 – Fator ocupacional

Dores nas costas não são um problema que aflige somente as pessoas com trabalhos pesados. Costureiras, manicures, motoristas, pessoas que trabalham em escritórios, entre outras profissões, também podem vir a sofrer com este problema, por isso é muito importante algumas pausas durante o horário de trabalho (o indicado é uma pausa rápida a cada hora trabalhada).

2 – Tarefas domésticas

Muitas vezes por estarmos no conforto da nossa casa acabamos por nos esquecer dos perigos de não manter uma postura correta. Tarefas domésticas diárias, como lavar pratos, preparar os alimentos ou passar roupas, por exemplo, podem ser prejudiciais para a nossa coluna. Por isso, é importante adaptar o seu ambiente de acordo com suas necessidades.
Altura da pia, mesa ou tábua de passar a ferro têm de ser adaptadas á sua altura para garantir que a sua coluna esteja direita e permita que os músculos das suas costas estejam relaxados enquanto trabalha.

3 – Calçado desconfortável

Muitas vezes, fascinados pela beleza dos calçados, principalmente os de saltos altos, esquecemo-nos que afetam diretamente a nossa postura. Por outro lado, uma sola completamente lisa pode causar uma tensão igualmente prejudicial á nossa coluna. Ou seja, calçado de sola plana não devem ser usados frequentemente, e sapatos de salto alto não devem ser usados por mais de 2 horas.

4 – Bolsas e mochilas grandes ou pesadas

 Apesar das tendências de moda, transportar grandes pesos em mochilas cada vez maiores, pode ser extremamente prejudicial á nossa coluna. É fundamental rever os itens da sua bolsa e mochila e livre-se de todos os objetos desnecessários. Ajuste as alças sobre os dois ombros de forma a que a mochila seja pressionada contra as omoplatas e não esteja pendurada no nível da cintura.

5 – Roupas apertadas

Roupas muito apertadas podem limitar o movimento e prejudicar a circulação sanguínea. Sem falar que os músculos das costas podem tensionar, o que provoca dores musculares posteriormente. Se os sutiãs não forem ajustados de forma correta ou se forem apertados demais, podem-se tornar um grande inimigo da mulheres (é sempre bom escolher aqueles de alças mais largas).

6 – Stress e depressão

Free stock photo of person, woman, dark, face

Os nossos estados emocionais podem causar tensão excessiva sobre os músculos das costas. Ás vezes, quando enfrentamos certas situações paramos de dar atenção á nossa postura, tendendo a deixar os nossos ombros caídos e as costas arredondadas, o que pode causar inevitáveis dores.

7 – Levantar objetos de maneira incorreta

Levantar objetos prejudiciais pode ser um grande problema para a saúde da nossa coluna. No entanto, este tipo de atividade acaba sendo inevitável no nosso dia a dia. Ao pegar em objetos pesados, mantenha os joelhos flexionados e as costas retas com a cabeça.

Comentários

comentários

You may also like...